Ensaios Clínicos Randomizados: leitura crítica de fases III e IV

Como funcionam os ensaios clínicos? Quais são os vieses mais comuns? O que é um estudo de não-inferioridade? O que é uma regressão de Cox? Neste curso, você vai aprender tudo isso e, do básico ao avançado, saberá como fazer uma leitura crítica de um Ensaio Clínico Randomizado em fases III e IV.

Sobre o curso

Neste curso, você terá acesso às gravações das aulas do evento "Ensaios Clínicos Randomizados: leitura crítica de estudos de fases III e IV", realizado nos dias 18, 19, 20, 25 e 26 de maio de 2021.

Neste curso, são 10h (total de 12h-aula) de imersão no principal delineamento clinico de eficácia em saúde, do básico ao avançado, sobre a interpretação dos Ensaios Clínicos. 

Já tem acesso ao curso?

WhatsApp Image 2021-04-17 at 11.15.28.jp

Informações

O ensaio clínico randomizado é o estudo mais relevante, em termos de impacto, nas medidas terapêuticas na área da saúde. Devido à sua alta capacidade de permitir inferências sobre o impacto de um tratamento, tornou-se o paradigma da saúde baseada em evidências. Assim, tornou-se fundamental aos profissionais que dominem a interpretação desse estudo, que pode ser repleto de detalhes determinantes para o seu resultado. 

 

Neste curso, você aprenderá, do básico ao avançado, como fazer uma análise crítica completa dos ensaios clínicos randomizados. 

 

Confira a programação:

 

DIA 1 (Fundamentos do ECR)

Aula 1: Conceitos iniciais - Saúde Baseada em Evidências

Aula 2: Os principais delineamentos de pesquisa clínica

Aula 3: O ensaio clínico randomizado

Atividade: Reconhecendo Ensaios Clínicos Randomizados na Prática

 

DIA 2 (Conceitos básicos)

Resolução da atividade

Aula 4: Randomização, mascaramento e tabela 1

Aula 5: Análise por intenção de tratar e análise por protocolo

Aula 6: Tipos de desfechos em ensaios clínicos (análise qualitativa: primordial e secundário / análise quantitativa: médias e proporções - incidência acumulada, densidade de incidência, Odds de incidência)

 

DIA 3 (Conceitos intermediários)

Aula 7: Medidas de impacto (Risco absoluto, risco relativo, risco atribuível, odds ratio e número necessário para tratar, diferenças de médias)

Aula 8: Interpretação por intervalo

Aula 9: Análises estatísticas iniciais comuns nos Ensaios Clínicos Randomizados

Atividade: Avaliação de medidas de impacto

 

DIA 4 (Conceitos intermediários)

Aula 10: Análises interinas, análises de subgrupos, interrupção precoce de ensaios clínicos e análises não planejadas

Aula 11: Vieses mais comuns nos ECRs (seleção, aferição e confusão)

Aula 12: Variações dos ECRs (não-inferioridade, n-of-1, quase-experimento)

Atividade: Avaliação de vieses

 

DIA 5 (Conceitos avançados)

Aula 12: Regressões múltiplas comuns nos ECRs (logística e linear)

Aula 13: Curva de sobrevida e regressão de Cox

Encerramento

Glass Buildings

André Azeredo

Médico (UFCSPA) e internista (UFRGS/HCPA), mestre em ciências médicas e doutor em epidemiologia (UFRGS). Pesquisador, experiência na condução de ensaios clínicos randomizados. Médico e preceptor de medicina interna (clínica médica) no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Professor de epidemiologia e análises econômicas em saúde, sócio-fundador da HT Analyze. 

DSC_0012.jpg

Lucas Primo

Médico e psiquiatra (UFRGS), doutor em psiquiatria (UFRGS/USP/UNIFESP) e pós-doutorado em psiquiatria (UFRGS). Professor de saúde coletiva (epidemiologia e bioestatística) na Afya/MEDCEL, professor de psiquiatria na faculdade de medicina da UNISINOS. Médico e preceptor de psiquiatria no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. 

foto josik 3 (1).png

Josikwylkson Costa Brito

Estudante de medicina (interno do último ano) na UniFacisa. Promotor de grupos de discussão de medicina baseada em evidências com alcance nacional. Divulgador nas redes sociais de conteúdo baseado em evidências para a saúde.