Buscar
  • EBM Academy

9 RAZÕES PARA DOMINAR REVISÃO SISTEMÁTICA E METANÁLISE NA ÁREA DA SAÚDE

A revisão sistemática está consolidada como a mais confiável ferramenta para um pesquisador conhecer a fundo a literatura sobre um determinado assunto na área da saúde. Quando acompanhada por uma metanálise, que é o procedimento estatístico de combinar as medidas de tamanho de efeito de múltiplos estudos,  as revisões sistemáticas aumentam ainda mais a sua capacidade de demonstrar a consistência ou a falta de consistência entre os diferentes estudos sobre uma mesma questão de pesquisa.

Confira abaixo as 9 razões para você incluir revisão sistemática e metanálise no seu arsenal de conhecimentos científicos na área da saúde:


1. Conheça TODA a literatura. Fazer uma revisão sistemática permite a você conhecer a fundo TODA a literatura sobre uma questão de pesquisa, minimizando o risco de vieses.


2. Estime o tamanho do efeito de forma mais precisa. Quando o tamanho do efeito de uma intervenção é consistente (homogêneo) entre vários estudos, a realização de uma metanálise permite obter uma melhor estimativa desse tamanho do efeito e de seu intervalo de confiança de 95%


3. Entenda por que a literatura não é consistente. Por outro lado, quando o tamanho do efeito não é consistente entre os estudos (heterogeneidade),  os métodos estatísticos associados à metanálise permitem que você entenda melhor as razões pelas quais os estudos sobre um mesmo assunto encontraram resultados discrepantes.


4. Julgue você mesmo se um tratamento funciona ou se uma hipótese é verdadeira. Decisões sobre a utilidade de uma intervenção ou a validade de uma hipótese raramente podem ser feitas com base nos resultados de um único estudo. A realização de uma revisão sistemática com metanálise permite que você chegue a suas próprias conclusões com robustez e confiança.


5. Esteja bem preparado para  responder aos tendenciosos. Ter em mãos uma revisão sistemática com metanálise bem feita permite a você facilmente contra-argumentar textos tendenciosos (como revisões narrativas ou artigos de opinião) e debatedores que apoiam suas conclusões em um ou em poucos estudos.


6. Uma habilidade com valor de mercado para sua carreira. A indústria farmacêutica, os governos e as organizações operadoras de planos de saúde têm baseado suas decisões cada vez mais em revisões sistemáticas e metanálises, o que abre um imenso mercado de oportunidades para pesquisadores da área da saúde que dominam essa técnica.


7. Reconheça as “Fake News Meta-Analysies” e não caia em usas armadilhas. Com a crescente utilização das revisões sistemáticas e das metanálises, inevitavelmente surgem estudos desse tipo de má qualidade ou até mesmo deliberadamente tendenciosos. Conhecer os métodos das revisões sistemáticas e metanálises ajuda você a enxergar as armadilhas que podem existir em estudos mal conduzidos ou enganosos e rapidamente apontar suas falhas e limitações.


8. Tenha mais publicações de impacto em menos tempo. Embora a realização de revisões sistemáticas e metanálises exija considerável dedicação, tempo e esforço intelectual, os recursos para sua realização são bem mais acessíveis e menos dispendiosos do que os recursos necessários à realização de um estudo com coleta de dados primários de pacientes, como ensaios clínicos randomizados ou estudos de coorte. Assim,  uma revisão sistemática pode resultar em uma publicação original e relevante em relativamente pouco tempo e a um custo bastante acessível.


9. Desenvolva projetos de pesquisa com dados primários que vão direto ao “gap” da literatura. Conhecer toda a literatura antes de realizar o seu próprio estudo com dados primários permite que você crie um projeto de pesquisa muito mais consistente e que responderá de fato aos “gaps” do conhecimento. Como bônus, você ainda obtém uma publicação adicional ao seu estudo com dados primários (a revisão sistemática que você fez antes).

14 visualizações

Cursos EAD para capacitar pesquisadores de referência.

Venha nos visitar
Rua João Abbott, 109, Porto Alegre - RS, 90460-150 - Cuento Coworking
Logo-EBM-Academy_1000x200px (1).png