top of page
Buscar

Como calcular o tamanho da amostra para sua pesquisa



O objetivo de calcular o tamanho da amostra necessária para uma determinada comparação por teste estatístico é conhecer o grau de incerteza envolvido na conclusão sobre o resultado do teste estatístico e na capacidade de generalização. Em outras palavras, um tamanho amostral otimizado permite quantificar o erro amostral ao se estabelecer inferências para a população de origem da amostra a partir da amostra estudada.


Dito isso, é preciso ficar claro que nem sempre um cálculo de tamanho de amostra será necessário ou indicado. Se o estudo em questão for um estudo do tipo censo, com a inclusão de todos os indivíduos de uma população, não existe erro amostral a ser quantificado. Outra situação em que não há necessidade de cálculo de tamanho amostral é quando se trata de um estudo-piloto, desenvolvido justamente para se obter estimativas iniciais do tamanho do efeito que sirvam de base para o cálculo de um tamanho amostral em estudos futuros.


Para a realização do cálculo do tamanho da amostra, são necessárias algumas informações que devem estar explicitadas no artigo. A mais importante delas é uma estimativa preliminar (que pode vir da literatura ou de um estudo-piloto) do tamanho do efeito do desfecho principal do estudo. É para esse desfecho principal que o tamanho de amostra é calculado nos estudos (repare que diferentes desfechos resultam em diferentes tamanhos amostrais, visto que o tamanho do efeito pode ser diferente para cada um). As outras informações que devem constar no artigo são: taxa de erro tipo I (erro alfa), geralmente arbitrada em 5%; taxa de erro tipo II (erro beta), geralmente arbitrada em 20%; e esquema de alocação entre os grupos (1:1, 1:2 etc.). A taxa de erro tipo II costuma ser referida pela sua medida complementar, que é o poder do estudo, geralmente arbitrado em 80%. De posse dessas informações, os pesquisadores são capazes de fazer o cálculo reverso a partir da tabela de valores críticos do teste de significância estatística utilizado, chegando em um tamanho de amostra que torna a pesquisa factível.


A seguir, apresentamos alguns softwares estatísticos e calculadoras publicamente disponíveis que você poderá utilizar para calcular o tamanho da sua amostra de pesquisa:


bottom of page